sábado, 2 de novembro de 2013

O que te faz feliz?

Quando morava no sítio no interior de MG com meus pais, há uns 10 anos atrás, eu pensava que ser feliz seria morar numa cidade grande, ter um carro do ano e ser uma pessoa de sucesso. Apesar de me sentir extremamente feliz ao encontrar a primeira manga madura no pé, encontrar dinheiro no bolso da calça do meu pai, ou quando comia doce de leite fresquinho na colher...eu era feliz, muito feliz.

Quando me mudei pra SP me senti feliz quando 'pisei' nas terras paulistanas. Achei tudo tão grande, e fiquei mais feliz ainda quando recebi meu primeiro salário - na época R$321,00 reais. E também a primeira vez que ouvi a voz dos meus pais do outro lado da linha no telefone, e quando chegava em casa depois de um dia cheio de trabalho.


Mas até o dia em que sofri um acidente de carro, nada muito grave graças a Deus, eu não sabia que era ser feliz nessas pequenas coisas.
Fiquei internada cinco dias em função de uma cirurgia pra reconstruir meu nariz, e com três dias eu não via a hora de voltar pra casa. O mais  surpreendente é que eu sentia vontade de voltar pra casa, não pra fazer grandes coisas - voltar ao trabalho ou sair pra balada por exemplo - eu sentia vontade de voltar pra casa pra fazer meu café! Sentir o cheiro do café ao ser passado, colocá-lo na xícara e sentar em frente ao computador pra conversar a toa na internet. Essa imagem não saiu da minha cabeça enquanto não tive alta do hospital, e quando cheguei em casa a primeira coisa que fiz, foi fazer o café. Apreciei aquele momento como nunca havia feito antes. E até hoje quando sinto o cheiro de café ao ser passado, em qualquer lugar que eu esteja, eu me sinto feliz.
Descobri, que o que mais me faz feliz, não são as grandes conquistas que eu imaginava que seria quando morava no sítio do interior - claro que conseguir aquele emprego tão sonhado ou comprar o carro do ano faz qualquer um feliz - mas é uma felicidade passageira.

A maioria das pessoas acha que é feliz, quando as coisas andam bem ou quando isso ou aquilo acontece: quando consegue aquele emprego, ou aquela pessoa, ou aquela casa, ou aquele relacionamento. Quando coisas boas acontecem, ficam felizes...quando não acontece nada, ficam de mau humor ou desanimadas com a vida. Perdem sua felicidade passageira assim que algo começa a dar errado, não têm uma felicidade interna própria.

Sentir o cheiro de pão de queijo assando, o café ao ser passado, ler um bom livro, dormir até tarde, assistir um bom filme, encontrar dinheiro nos bolsos... é a melhor felicidade que alguém pode sentir.

A felicidade permanente que todos queremos e buscamos desenfreadamente, está mais perto do que imaginamos - nas pequenas coisas que fazemos no dia-a-dia. E o melhor de tudo: não depende de outras pessoas, nem do tempo, nem de circunstâncias e é de graça.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...