quarta-feira, 16 de abril de 2014

A crise vem aí ...


Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorro quente.
Ele não tinha rádio, não tinha televisão e nem lia jornais, mas produzia e vendia o melhor cachorro quente da região. Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava e gostava.

As vendas foram aumentando, e cada vez mais ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha.
Foi necessário também adquirir um fogão maior, para atender a grande quantidade de fregueses.
E o negócio prosperava e prosperava…
Seu cachorro quente era o melhor!

Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho. O menino cresceu e foi estudar Economia numa das melhores faculdades do país. Finalmente, o filho já formado, voltou para casa e notou que o pai continuava com a vida de sempre vendendo, agradando e prosperando. Ele teve então, uma séria conversa com o pai:

- Pai, então você não ouve radio? Você não vê televisão? Não lê os jornais?
 - Há uma grande crise no mundo. A situação do nosso país é crítica. Está tudo ruim. Os Estados Unidos vai quebrar.

Depois de ouvir as considerações do filho Doutor, o pai pensou:
Bem, se meu filho que estudou economia na melhor Faculdade, lê jornais, vê televisão e acha isto, então ele só pode estar com a razão!

Com medo da crise, o pai procurou um Fornecedor de pão mais barato (e é claro, pior ). Começou a comprar salsichas mais baratas (que eram também, piores). Para economizar, parou de fazer cartazes de propaganda na estrada. Abatido pela noticia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta.

Tomadas essas “providências” as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis. O negócio de cachorro quente, que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar economia na melhor faculdade… quebrou.
O pai, triste, então falou para o filho:

- Você estava certo, meu filho. Nós estamos no meio de uma grande crise.
Comentou com os amigos, orgulhoso:
 - Bendita a hora em que eu fiz meu filho estudar economia, ele me avisou da crise…
Em outra esquina um vendedor de cachorro quente concorrente começou a aumentar enormemente sua clientela…

Moral da História: Uma pessoa começa a fracassar a partir do momento em que dá aos problemas uma importância maior do que eles realmente tem. O efeito psicológico de qualquer crise é sempre maior do que a própria crise. Portanto, conserve seu otimismo em qualquer situação.

______
O texto original foi publicado em 24 de fevereiro de 1958 em um anúncio da Quaker State Metais Co. Em novembro de 1990 foi adaptado e divulgado pela agência ELLCE, de São Paulo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...