terça-feira, 17 de junho de 2014

Você se importa muito com a opinião dos outros?

Ou você é mais do tipo " deixa que digam, que pensem, que falem " ? 

Se você respondeu sim à pergunta do título, saiba que não está só. A verdade é que pouquíssimas pessoas realmente não se importam com a opinião dos outros. A maioria de nós se importa sim.

Quando pesquisei sobre o assunto para escrever esse texto, a explicação que achei mais completa para isso foi de um psiquiatra (Roberto Shinyashiki) no site da Uol que diz o seguinte:
Nos preocupamos com a opinião dos outros 'porque a solidão é apavorante para a maioria das pessoas. O ser humano precisa se sentir importante e, por isso, a opinião dos outros vira referência do quanto é amado. A partir daí, infelizmente, muita gente faz o que não quer só para agradar e se sentir aceito.'

O fato é que não é fácil fazer só o que é melhor pra gente e não se importar com ninguém. Lidar com as consequências disso na maioria das vezes é mais difícil do que acabar cedendo. O problema é quando a gente quase sempre faz o que não quer, por causa da opinião alheia, e isso vira uma rotina.


Em um outro site, encontrei quatro dicas bastante interessantes que ajudam a nos livrar desse hábito, ainda que não seja uma coisa fácil de ser superada.

1- Pergunte a si mesmo o que realmente importa para você
" - Eu as vezes me preocupo com o que as pessoas vão pensar das minhas roupas, ou do meu cabelo, mas na realidade, eu não me importo muito com a aparência física. Claro que eu gosto de estar apresentável, mas para mim, é só isso que importa."
É perfeitamente normal ter valores diferentes das pessoas ao seu redor. Você não é obrigado a gostar de um estilo musical que não gosta, só porque seus amigos insistem que você deve gostar.

Seja claro e honesto com você mesmo quanto ao que realmente importa para você. Muitos vão julgá-lo por não seguir um determinado padrão, mas se você for fiel a seus próprios objetivos e valores, você saberá o que realmente importa para você.

2- Lembre-se de que nem todos estão olhando para você
"- Eu fui muito bolinado na adolescência, e até hoje eu me pego achando que todas as pessoas estão olhando para mim, até rindo pelas minhas costas."
A verdade, porém é que eu não sou o centro do universo - E nem você. A maioria das pessoas ao redor estão na verdade muito ocupadas cuidando de suas próprias vidas para ficar cuidando da sua.

Você pode ficar achando que disse algo realmente estupido naquela festa, ou talvez está convencido que a espinha em seu nariz é tão óbvia que todos estão reparando, ou que todos estão falando sobre o erro que você cometeu na semana passada...a verdade é que eles provavelmente devem estar notando que você está se preocupando com alguma coisa.

3-Aceite que a opinião dos outros não pode te afetar
Ou seja, agora você já sabe o que realmente importa para você e que você não é o centro das atenções, além disso, também é preciso ter em mente que você está a todo momento sujeito a julgamentos. Pode ser no trabalho, pode ser dos amigos, ou até mesmo quando estiver andando na rua. Na maioria das situações, a opinião das pessoas não podem te machucar.
"- Aquele rapaz no ônibus pode comentar com alguém do lado sobre como você está fora do peso, mas de maneira nenhuma a opinião dele pode afetar a sua vida (ao menos que você deixe)."
É claro que existem alguns casos onde as opiniões das pessoas podem fazer a diferença, é o caso da opinião do seu chefe - Mas na sua opinião: É mais importante se preocupar com a opinião de quem realmente importa, ou com a opinião de quem não exerce nenhum efeito em sua vida?

Você pode passar a sua vida toda tentando fazer estranhos e conhecidos pensarem coisas boas sobre você (quem sabe passar horas arrumando o cabelo toda vez que por o pé para fora de casa, ou comprar um carro caro, só para parecer bem sucedido). Porém as pessoas que realmente importam, que no caso são sua família e amigos, vão te amar pelo que você realmente é.

4- Aceite que você não pode controlar o que as pessoas pensam
De fato não podemos controlar o pensamento das pessoas. Não tem como saber o que se passa na cabeça de alguém, muito menos o por que. As pessoas são diferentes, logo pensam de maneiras diferentes.
"- É como aquela velha história de como as pessoas enxergam um copo de água pela metade: Para alguns, ele está meio cheio, para outros, está meio vazio."
De qualquer maneira, as pessoas vão pensar n coisas sobre você. - Isso é inevitável.

E eu acrescento uma quinta:
5 -Foda-se!
Foda-se o que os outros pensam.

O que os outros pensam de você, que seja coisas boas ou ruins, a opinião é totalmente deles. 
Você não pode tentar agradar todos o tempo todo - e também não há motivos para fazer isso. 
Da próxima vez que você for se preocupar com o que os outros pensam ou podem pensar de você, antes, pergunte a si mesmo se esse pensamento sobre você pode exercer algum efeito em sua vida. Daí você vai saber se vale a pena ou não se preocupar com o que os outros pensam de você.



 Gostou do artigo? Junte-se a nós no Facebook e não perca nenhuma novidade.
.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...